Quarta, 10 Fevereiro 2021
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Em vez de gasolina e diesel, pode ser possível um dia apenas descarregar um cartucho de pasta grudenta e cinza no tanque de combustível de sua e-scooter, motocicleta ou mesmo potencialmente seu carro. Pelo menos, é isso que os pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Manufatura e Materiais Avançados (IFAM) da Alemanha estão esperando.

A ***** é chamada de POWERPASTE e é concebida como uma maneira mais segura e prática de usar hidrogênio como uma fonte potencial de combustível para veículos verdes. O problema é que o hidrogênio, especialmente na forma gasosa, pode ser volátil e, embora as células a combustível de hidrogênio tenham sido testadas em carros, a pressão envolvida no reabastecimento o torna impraticável para formas menores de transporte. Além disso, você sabe, ter que construir mais uma rede alternativa de postos de abastecimento para veículos elétricos movidos a bateria é difícil o suficiente.

A pasta em si https://www.fraunhofer.de/en/press/research-news/2021/february-2021/hydrogen-powered-drives-for-e-scooters/jcr:content/contentPar/sectioncomponent/sectionParsys/textwithinlinedimage/imageComponent2/image.img.4col.large.jpg/1607945604152/ifam-hydrogen-powered-drives-for-e-scooters-pic-2.jpgé uma mistura de pó de magnésio e hidrogênio, que então cria o hidreto de magnésio. Um éster, um tipo de composto químico formado a partir de um álcool e um ácido, e um sal de metal são então adicionados para completar o processo. Segundo os pesquisadores, a pasta seria armazenada em um cartucho e liberada por meio de um êmbolo. No entanto, a pasta armazena apenas metade do hidrogênio necessário - a outra metade viria de um tanque de água a bordo. Quando a água e a pasta se misturam, a reação cria gás hidrogênio em uma quantidade que pode ser ajustada para atender às necessidades da célula de combustível.

“POWERPASTE armazena hidrogênio em uma forma química em temperatura ambiente e atmosférica para ser liberado sob demanda”, disse o Dr. Marcus Vogt, pesquisador associado do Fraunhofer IFAM, em um comunicado à imprensa. Ele também observou que a pasta tem uma densidade de armazenamento de energia muito maior do que um tanque de alta pressão normalmente usado para células a combustível de hidrogênio. “E em comparação com as baterias, tem dez vezes mais densidade de armazenamento de energia”, acrescentou Vogt.

Os pesquisadores observaram que a pasta só começa a se decompor a 482 graus Fahrenheit (250 graus Celsius na minha conversão aqui...) - o que significa que não é grande coisa se uma scooter ou motocicleta ficar ao sol por horas. Além disso, os cartuchos de pasta eliminariam a necessidade de construir redes de abastecimento, já que os usuários poderiam apenas reabastecer em casa ou carregar um cartucho extra em trânsito. Esses cartuchos poderiam teoricamente ser vendidos em postos de gasolina regulares. Embora não haja nenhuma indicação real de quanto custaria algo assim, é encorajador que a pasta seja baseada em pó de magnésio, já que o magnésio é um dos elementos mais abundantemente disponíveis.

A pasta pegajosa não se limita a scooters ou motocicletas, no entanto. Os pesquisadores dizem que, por causa de sua enorme densidade de armazenamento de energia, ele poderia ser usado em carros e também como "extensores de alcance em veículos elétricos movidos a bateria". A pasta também poderia ser usada para alimentar drones grandes por várias horas, ao contrário dos atuais 20 minutos ou mais.

Claro, isso não significa que todos estaremos usando veículos movidos a cola no próximo ano. Esses tipos de tecnologias conceituais geralmente levam anos para chegar ao mercado - se é que chegam. No entanto, o Fraunhofer IFAM diz que está planejando construir uma planta de produção para a pasta em 2021, que será capaz de produzir até quatro toneladas de POWERPASTE por ano. Não é uma garantia, mas é pelo menos alguma coisa.

Via: Gizmodo US


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Erik Perin - IT Manager - Oktopus

2 semanas atrás
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Interessante, em busca de novas fontes de energia.
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Deve baratear bastante :)

Erik Perin - IT Manager - Oktopus

erikperin selected the reply #69 as the answer for this post — cerca de 4 dias atrás
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